Atendimento ao Público:

Av. Sete de Setembro 870​

Contato: 33 | 3314-2534

Diminua o tempo no chuveiro

Na hora do banho, é preciso bom senso. Em um banho de 15 minutos, podem ser gastos aproximadamente 135 litros de água.  Desligue o chuveiro ao ensaboar-se, para uso do shampoo e condicionar. E o mesmo vale para quem gosta de desembaraçar os cabelos durante o banho. Atenção redobrada ao chuveiro elétrico, em 1 minuto podem ser gatos cerca de 20 litros de água.

Varra a calçada

Use a vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira. Varrer a calçada, ao invés de lavá-la com o uso de mangueira, pode resultar numa economia de até 250 litros de água.

Reutilize água da chuva

Durante os dias chuvosos, é válido colocar canecas ou baldes debaixo do telhado da casa, para que a água da chuva seja armazenada. Essa água pode ser utilizada para lavar o quintal, regar plantas, lavar o carro e também pode servir como descarga no vaso sanitário. Não é recomendada para ingestão ou cozimento de alimentos.

Desligue a torneira

ao escovar os dentes 

As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água.  

 Feche bem as torneiras 

Torneira vazando é fácil de perceber e pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.  

Verifique e corrija

quaisquer vazamentos 

Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.  

Reutilize a água da

máquina de lavar

Você pode reutilizar a água da lavagem das roupas para passar um pano na casa, lavar o quintal ou até a calçada. Uma outra opção é usar essa água para lavar os panos de chão.

Use acessórios para

ajudar na economia

Regador, esguicho-revólver, aerador, redutor de pressão, arejador… Essas peças são vendidas em lojas de utensílios domésticos, casas de construção ou de ferragens. Elas servem para serem acopladas na ponta da torneira ou da mangueira, reduzindo o volume e a pressão da água.

Economizar

é preciso!

Dê uma olhada no vídeo e veja a importância de economizar água

É fundamental conversar com as pessoas sobre o consumo consciente de água e incentivar ações de economia desse recurso tão valioso. Lembre-se que essas ações também ajudam a reduzir o valor da conta de água.